09 junho 2008

ABERTURA DA FENACAM 2008 ACONTECE HOJE

A solenidade de abertura da quinta edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2008) acontece nesta segunda-feira (9), às 20h, no Centro de Convenções de Natal.
A edição 2008 da maior feira do setor no país, cujo tema central de discussão é “Mercado interno e industrialização: caminhos para o crescimento da aquicultura brasileira”, apresentará os novos produtos e tecnologias, além de estabelecer o intercâmbio de informações entre criadores, destacando o desenvolvimento tecnológico e sustentável e a troca de informações sobre a atividade.
Devido à industrialização da carcinicultura, que tem investido na recuperação das perdas registradas em 2007, como conseqüência de doenças nos camarões e desvalorização do câmbio, o momento atual pode ser visto como muito positivo.
A carcinicultura está em crescimento com a exportação de seu produto e já obteve um acréscimo de 15% na comercialização para o mercado externo.
Segundo o presidente da ABCC, Itamar Rocha, vários fatores apontam para um ano de 2008 com tendência de recuperação e crescimento para o setor.
“Em janeiro e fevereiro tivemos um crescimento de 15% nas exportações, superamos problemas de doenças, consolidamos e ampliamos o mercado interno. Há ampliação da capacidade produtiva e novos investimentos tecnológicos sendo realizados. São parâmetros para o crescimento”, afirma Rocha.
Os eventos da Fenacam são realizados anualmente pela ABCC desde 2004. Inicialmente foram direcionados ao setor da carcinicultura, mas desde o ano passado incorporaram os demais segmentos da aqüicultura, de forma que os mesmos abrangem atualmente a piscicultura, a carcinicultura e a maricultura, e se constitui no mais importante “Fórum de Discussão e Promoção do Setor Aqüícola do Brasil”.
O principal objetivo da Fenacam é contribuir para a atualização e intercâmbio de conhecimento, destacando o desenvolvimento tecnológico e as perspectivas e oportunidades comerciais, apostando sempre que a disseminação de informações e o intercâmbio tecnológico e comercial são as ferramentas mais importantes para a superação dos desafios de se manter a sustentabilidade econômica da aqüicultura brasileira.

Nenhum comentário: