10 março 2008

DENGUE AVANÇA NO ESTADO, EM CAICÓ,APEZAR DAS DIFICULDADES, COORDENADOR DO ZOONOSES DIZ QUE ESTAMOS SOB CONTROLE.

Em todo Estado já passam de 3.600 o número de casos notificados de Dengue na sua forma clássica. No mesmo período do ano passado, foram notificados 1.537. Somente em Natal,já foram notificados 1.589 casos da doença, que apesar dos trabalhos educativos e divulgação na mídia, nada adianta e o descaso da população em relação a gravidade da situação só vem permitir que o vetor transmissor se prolifere a cada dia, podendo acontecer em qualquer parte do Estado uma epidemia da doença na população.
Em Caicó, o Coordenador do Zoonoses Francisco Oliveira, diz que até o final do mês de fevereiro de 2008, foram notificados 14 casos suspeitos de Dengue clássico e que o índice de infestação predial é de 5,4%, não é considerado ainda um bom índice, mas que está trabalhando com sua equipe no sentido de minimizar cada vez mais a presença do vetor nas residências.
Segundo Francisco Oliveira, o trabalho realizado nos imóveis de Caicó pelos Agentes de Endemias, deveria ser um dos melhores do Estado pois os mesmos receberam capacitação para desenvolverem um excelente trabalho com qualidade técnica, que o trabalho tem acompanhamento sistemático pelos Supervisores de campo e que a cada final de ciclo, reúne todos para discutir as dificuldades encontradas, mesmo assim, reconhece que boa parte dos Agentes não tem vontade para com sua obrigação, acabando por negligenciar no exercício de sua profissão.
O Coordenador informa, que está solicitando do Secretário de Saúde Dr. Valdemar Cordeiro, pressa no sentido de baixar portaria criando o Comitê de Assessoramento e acompanhamento das ações de Dengue no Município e está atento aos casos que irão surgindo, quando realiza sob o comando do Supervisor Geral Adailson Azevedo os bloqueios no entorno dos casos como forma de ir eliminando os mosquitos infectados que estão transmitindo a doença.
Por fim, o Coordenador convoca as Secretarias de Obra, Educação, CAERN, Poderes Públicos, pede sobretudo que a mídia possa se despir de qualquer vaidade e aos invés das críticas destrutivas, é hora de darem as mãos e criarem um espaço permanente e informativo para que seja discutido as dificuldades, que sejam divulgados os imóveis que são repetitivos na criação do Aedes Aegypti, somente com esses avanços, acredita o Coordenador do Zoonoses, que Caicó terá tudo para não ter problemas maiores em relação a Dengue. Finalizou.

E-mail: francisquinhooseridoense@gmail.com
Blog: www.oseridoense.blogspot.com

Nenhum comentário: