17 março 2008

INÍCIO DO PERÍODO CHUVOSO CAUSA PREOCUPAÇÃO A POPULAÇÃO DE OURO BRANCO

O verão está indo embora para que o outono ocupe seu lugar. As características dessa mudança estão acontecendo de forma bastante carecterística, explica o meteorologista Gilmar Bristit.
Os trovões, mesmo que pouco comuns na área da grande Natal, vem assustando toda a cidade, pelo barulho e pela descarga elétrica, que provoca algumas quedas de energia.
As chuvas mais fortes aconteceram na região Seridó, na cidade de Ouro Branco que registrou 86mm. Em Natal, foram apenas 29mm. Mas essa quantidade de chuva já é o suficiente para causar estragos nas ruas e transtornos à população. A falta de estrutura está comprometendo o futuro da cidade.
A situação para quem mora diante de obras de drenagem não está fácil. Os buracos diante das residências dificultam a entrada nos lares. Eles reclama. Mesmo sem gravar entrevista, grande parte da população sabe que as obras vão resultar em uma melhora quando o transtorno passar. Mas as chuvas não vão dar trégua.
Quanto aos trovões, a dica é ficar distante de árvores, água e áreas mais elevadas. O Brasil, por estar próximo ao Equador, é um dos países que mais desenvolvem descargas elétricas. Ficar dentro do carro no momento de um raio e trovoadas é a melhor opção para quem está na rua. Os pneus de borracha isolam o carro totalmente e o campo elétrico é zero.
Mas não há motivos para preocupação. E se preparar para tempos de chuva e lembrar dos focos de água parada, para evitar dengue.

Nenhum comentário: