10 março 2008

TUBERCULOSE: AINDA HOJE É POSSÍVEL ENCONTRAR CASOS DA DOENÇA

A tuberculose é uma doença grave, transmitida por bacilo que se propaga no ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões e teve seus tempos de propagação até a década de 1950 mas com a introdução do uso dos antibióticos no início do século XX a doença foi sendo controlada. A descoberta do Bacilo de Koch, que provoca a doença, também foi fundamental para o controle da epidemia. Os tratamentos eram feitos em locais isolados, arborizados e distantes dos centros urbanos.
Mas a tuberculose não se extinguiu, e ainda hoje é possível presenciar casos da doença, que provoca tosse incessante por mais de quinze dias, febre (principalmente no fim da tarde), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Cerca de 900 novos casos são registrados todos os anos só no Rio Grande do Norte. O tratamento hoje é feito de forma diferenciada.
Natal e Mossoró são as que mais desenvolveram a doença, por serem as mais populosas cidades do Estado. Mas pessoas vulneráveis estão em toda parte. Mas, perigoso mesmo, é abandonar o tratamento. Cerca de 10% dos doentes não terminam os seis meses de antibióticos. Um risco que pode custar muito caro.

Nenhum comentário: