05 março 2012

DILMA DESAUTORIZA ASSESSOR A FALAR SOBRE DECISÃO DOS JUROS

A presidente Dilma Rousseff desautorizou nesta segunda-feira (5) o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que na véspera havia indicado que o Banco Central irá anunciar nova queda da taxa básica de juros esta semana na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

"No meu governo, é o BC, Alexandre Tombini, nem eu nem ninguém tem autorização para falar sobre juros", disse a presidente em Hannover, na Alemanha.

Na chega da comitiva presidencial a Hannover, ontem à noite, Marco Aurélio havia dito que haverá "uma queda moderada" nos juros. O Copom (Comitê de Política Monetária do BC) se reúne nesta semana para decidir sobre a taxa de juros básica, a Selic.

"Esse caminho já está definido, e com sucesso, porque não estamos tendo inflação", disse o assessor da Presidência.

Depois de participar da cerimônia de abertura da Cebit (Feira Internacional de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Software e Serviços), a presidente Dilma jantará hoje com a chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel, com quem pretende abordar a crise cambial.

Na última semana, a presidente criticou as políticas expansionistas dos países desenvolvidos e chamou a injeção de capital na zona do euro de "tsunami monetário".

Na quarta-feira, o BCE (Banco Central Europeu) injetou 530 bilhões de euros (cerca de US$ 700 bilhões) no sistema financeiro, numa tentativa de estimular a economia da região.
A Folha Online

Nenhum comentário: