20 março 2010

PALAVRA FINAL NUNCA É DA METEOROLOGIA

COMENTÁRIO DA SEMANA:
As notícias que são publicadas na mídia em relação ao período chuvoso no interior do estado e no nordeste, pode servir de desestímulo ao homem do campo que poderia está começando a plantar na perspectiva de colher, esquecendo suas próprias crendices e as experiências dos mais antigos, ficando apenas na dúvida se planta, ou não, ouvindo comentários de que as previsões dos meteorologistas são negativas para o inverno de 2010. Na verdade nunca se teve por parte desse Instituto de Pesquisa, posições definidas e definitivas sobre inverno, até porque, a terra passa hoje por uma metamorfose em decorrência da teimosia do homem na não preservação do meio ambiente, que causa o aquecimento global, efeito estufa e por aí vai. Com essas mudanças no dia a dia, não há previsões definitivas para chover ou não no nordeste ou no estado. O que ouvimos falar são previsões que o satélite mostra para um dia, uma semana, no máximo isso.
Já vi chover o mês de janeiro inteirinho fazendo transbordar todos os açudes no seridó e o ano ser seco para outras atividades agrícolas, já vi os meses de fevereiro, março, abril serem secos e no mês de maio com uma ou duas chuvas, trasbordar barragem que estava quase seca, já vi chuvas e secas verdes de toda natureza, por que ainda no mês de março, que é o mês em que geralmente se inicia o inverno considerado tardio pelo homem do campo, se colocar duvidas no inverno para esse ano?
Quero apenas nesse meu comentário, dizer que nem sempre o homem sabe tudo e que é preciso ter fé. Acredito que vai chover muito e que teremos os nossos açudes sangrando bastante para a alegria do nordestino.

Nenhum comentário: