18 março 2010

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS EM 2009, REPUSERAM INFLAÇÃO

Apesar de 2009 ter sido marcado pela crise econômica mundial, 92,6% das negociações salariais no país conseguiram, pelo menos, repor a inflação dos 12 meses anteriores ao reajuste, de acordo com os dados divulgados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) nesta quinta-feira.
Segundo o Dieese, o ano passado completa uma sequência ininterrupta de seis anos em que 80% ou mais das categorias conseguiram pelo menos a reposição da inflação.
O desempenho, na avaliação do órgão, foi influenciado pela boa capacidade de negociação dos sindicatos em meio à crise internacional, pelo apoio às iniciativas de governo para minimizar os efeitos da turbulência, e pela inflação sob controle no período, facilitando as negociações com as empresas.
O levantamento analisou 692 negociações no ano passado e considera a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado pelo IBGE. O resultado ésuperior ao contabilizado em 2008 (88,6%), considerando as negociações comuns --o número total atingiu 782 naquele ano.
Segundo o órgão, 79,9% das negociações garantiram reajustes superiores à variação do índice, 12,7% obtiveram percentual igual e outros 7,4% não conseguiram repor o poder de compra dos trabalhadores em 2009.
O ganho real no rendimento foi de até 3% em 74,6% das negociações e superior a esse patamar para 5,3% do total. O incremento está diretamente relacionado à política de valorização do salário mínimo.

Nenhum comentário: