08 março 2010

MAURÍCIO MARQUES, PREFEITO DE PARNAMIRIM FAZ HOMENÁGEM AS MULHERES

O prefeito Maurício Marques reuniu na manhã desta segunda-feira, 8 de março, no auditório todas as mulheres que trabalham no Centro Administrativo para homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher.
Como forma de homenagear às mulheres, o prefeito entregou uma rosa a 11 servidoras, sendo uma de cada setor que integra o Centro Administrativo. As mulheres que representaram os setores do centro foram: Janeide, Glória, Fabíola, Ayla, Uglenise, Milena, Kátia de Jesus, Priscila, Rossana (aniversariante), Lane e Mara.
HistóriaO Dia Internacional da Mulher está diretamente ligado aos movimentos sociais que buscavam minimizar o preconceito e desvalorização da mulher. A data foi instituída para lembrar o dia 8 de março de 1857 quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres recebiam até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica que, logo em seguida, foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs foram carbonizadas. Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o dia 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, porém a data só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.

Nenhum comentário: