16 março 2010

NO DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR A DOR DE CABEÇA CONTINUA NA TROCA DE PRODUTOS NOVOS COM DEFEITOS

Nesta segunda-feira comemora se o Dia mundial do consumidor e em setembro completará 20 anos de sanção do Código de Defesa do Consumidor. A lei realmente é respeitada? Lógico que houve inúmeros avanços, mas há setores que até hoje relutam em atender o que deveria fazer parte da rotina do mercado. Basta ver as listas de reclamações das entidades de defesa do consumidor em que serviços de telecomunicações e financeiros lideram. Para trocar um carro novo com defeito que persiste, por exemplo, o consumidor ainda é obrigado a recorrer à justiça. E veja que o CDC é claro quanto à obrigação da troca, se o produto continuar a apresentar o mesmo defeito depois de ter sido levado para a assistência técnica. As concessionárias vão empurrando o problema com a barriga obrigando o consumidor a levar o carro várias vezes para conserto. Recentemente, por exemplo, uma montadora foi condenada pela justiça mineira a dar um carro novo ao consumidor, pois o veículo zero comprado em setembro de 2009 apresentou defeitos duas vezes em menos de três meses de uso.

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