01 março 2012

GOVERNO AMPLIA INCIDÊNCIA DE IOF SOBRE CAPTAÇÃO EXTERNA

O governo decidiu aumentar de dois para até três anos o prazo de incidência da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6% nas liquidações de operações de câmbio contratadas a partir de 1º de março de 2012.

A medida vale para ingresso de recursos no país por meio de empréstimo externo, sujeito a registro no Banco Central, contratado de forma direta ou mediante emissão de títulos no mercado internacional.

O decreto que estabelece o aumento foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, concederá entrevista coletiva às 10h40, em Brasília, para explicar a publicação.

A Folha publicou hoje que além das intervenções do Banco Central no mercado de câmbio, o governo decidiu que vai elevar, mais uma vez, a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a entrada de moeda estrangeira no país para segurar a valorização do real.

Segundo a Folha apurou, a tendência é o governo taxar ainda mais as captações de empréstimos no exterior por empresas sediadas no país.

De acordo com um assessor presidencial, o governo decidiu recorrer novamente a seu "arsenal de IOF" devido à desvalorização do dólar nas últimas semanas e diante da tendência de novas quedas por conta do excesso de dinheiro no mundo.
A Folha Online

Nenhum comentário: