12 março 2012

JUROS PARA PESSOA FÍSICA RECUAM PARA MENOR NÍVEL DESDE 1995

A taxa de juros média para pessoa física atingiu em fevereiro o menor nível desde 1995, início da série histórica feita pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Em dezembro e janeiro, isso já havia ocorrido.

A taxa ficou em 6,33% no mês passado, um recuo de 1,09% em relação ao nível registrado em janeiro. Esse valor representa uma taxa de 108,87% ao ano.

Para o coordenador do trabalho e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas reduções podem ser atribuídas a fatores como as medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda vêm promovendo para incentivar o consumo e evitar que a economia se retrairia diante do cenário externo (crise na Europa).

"Destacamos a última redução da taxa básica de juros (Selic) promovida pelo Banco Central em 18/01/2012 e a queda do IOF nas operações de crédito", diz.

Segundo ele, há ainda "expectativa de novas medidas a serem tomadas para incentivar o consumo como, por exemplo, nova redução do IOF nas operações de crédito".

Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve estável (cartão de crédito rotativo) e as demais foram reduzidas no mês.

PESSOAS JURÍDICAS

As taxas de juros para as empresas também caíram em fevereiro. O índice médio ficou em 3,72% ao mês, ou 55,01% ao ano, no menor patamar desde dezembro de 2009. Das três linhas de crédito pesquisadas uma se manteve estável (desconto de duplicatas) e as outras foram reduzidas no mês.
A Folha Online

Nenhum comentário: