15 outubro 2011

COMO ANDAM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO RN EM RELAÇÃO A SAÚDE DO HOMEM HEM?

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi instituída no âmbito do SUS pelo Ministério da Saúde em agosto de 2009 e tem como objetivo promover a mudança de paradigmas no que diz respeito à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família.
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos que as mulheres e têm maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens. Os homens representam quase 60% das mortes no país. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Com base na Portaria nº 1.944 de 27 de agosto de 2009, que normatiza junto aos estados e municípios da federação, que sejam desenvolvidas ações efetivas e que seja objeto de se colocar em prática como rotina cujo objetivo é trazer o homem ao convívio harmonioso longe dos seus próprios preconceitos as Unidades de Saúde, onde se possa ter um cadastro para a partir daí esse homem ter um acompanhamento permanente, com exames contemplados dentro da política de saúde do homem.

Na verdade são poucos os estados e municípios que estão efetivamente voltados a praticidade dessas ações, se os fazem, a população não tem conhecimento, não é rotina se vê hoje em Unidades de Saúde, hospitais etc, um homem chegar por informação e procurar a realização de exames periódicos dentro desse programa do Ministério da Saúde.

O Brasil coloca a disposição da cidadania brasileira muita ações oriundo das políticas públicas, mas muitas delas não são executadas pelos entes federados.

O homem sofre muito por falta dessas políticas e até mesmo pela falta de incentivo, sofre pela sua própria ignorância, por sua inibição, pelo seu machismo preconceituoso enfim!

Esse Blog chama a atenção do RN e dos municípios para que seja colocadas em prática essas ações de extrema importância a saúde do homem.

Vamos sim, visitar unidades de saúde, vamos sim, por que não,perguntar a homens humildes de diversos lugares por sua saúde e se os mesmos já ouviram falar dessa política a que todos tem direito.

Nenhum comentário: