04 outubro 2011

INSTITUTO APONTA UFRN ENTRE AS 100 MELHORES UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA

O Rio Grande do Norte ocupa posição de destaque na educação superior da América Latina. Isso porque em ranking divulgado nesta terça-feira (4) pela QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido a Universidade Federal do Rio Grande do Norte aparece entre as 100 melhores universidades da região, ocupando a 97ª colocação.


Este é o primeiro ranking que reúne apenas as universidades latino-americanas elaborado pela QS, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. A USP lidera com 100 pontos, a pontuação máxima. Em segundo lugar está a Pontificia Universidade Católica do Chile (99,6 pontos). Outra universidade brasileira, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está em terceiro (94,7). A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece em 10º lugar, e a Universidade de Brasília (UnB) em 11º.

Nas cem primeiras do ranking aparecem 31 universidades do Brasil. Em seguida estão Argentina (19), México (15), Chile (14), Colômbia (8), Venezuela (4), Peru (3), Costa Rica, Cuba, Porto Rico, Equador e Uruguai (1). Segundo os autores do estudo, as universidades brasileiras adquiriram oito dos dez primeiros lugares em produtividade de pesquisa e tiveram a maior proporção de acadêmicos com doutorado.
Fonte: DN ONLINE

Nenhum comentário: