11 outubro 2011

REBELIÃO EM PELO MENOS TRÊS PRESÍDIOS DO ESTADO

Hoje aconteceram rebeliões nas penitenciaras de Parnamirim, Caicó e Mossoró. Será coincidência? Não creio, mas os motivos certamente serão os mesmos, não se pode mais admitir nem conviver da forma como se encontra o sistema prisional do Rio Grande do Norte.
Esse Blog publicou algumas matérias que são chamativas para esse grave problema, que, diga-se de passagem, não é só do RN. O problema é que os governos andam a passos de tartarugas e não avançam em absolutamente nada, enquanto isso, a bomba está posta para mais cedo, ou mais tarde explodir, o estopim está aceso e continua queimando não só no RN, mas em todo o Brasil.
Ontem mesmo em outra matéria que postei, chamei a atenção que o problema da segurança pública, da contenção da violência não passa efetivamente em efetuar prisões, ou aumentar presídios, pode se preparar para construir presídios o governo que acha que isso vai resolver os problemas hora existentes.
O nó é bem mais adiante, passa essencialmente pela mudança do código penal brasileiro onde não se vê absolutamente nenhuma vontade política para isso, aí não sabemos também a quem interessa não mudar as Leis penais no Brasil.
Se o país, a exemplo dos estados não resolvem falar nas gestões públicas e preferem apenas continuarem falando em política, quem acabou de se eleger e quem já será o próximo candidato, as políticas públicas de governo não vão mais acontecerem, ai se cria um rolo compressor no agravamento das dificuldades nas gestões.
O Brasil precisa urgentemente de parar de fazer politicagem, falar em política no momento certo e trabalhar por educação de qualidade, segurança com mudança do código penal, e,sobretudo cuidar com muito mais responsabilidade da saúde do nosso povo que morre a cada dia pela inoperância das gestões para esse serviço.

Nenhum comentário: