17 janeiro 2012

ENTENDA OS PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA DE NATAL

Previstas para serem iniciadas em fevereiro, as intervenções de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo estão estimadas em R$ 338 milhões. Elas estão divididas em dois lotes e foi foram objeto de comentário do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Sérgio Pinheiro, durante entrevista ao Jornal 96.

São 11 intervenções ao todo. O primeiro lote é um corredor viário que ligará a Zona Norte da capital ao estádio Arena das Dunas. Tal corredor passa depende de alterações geométricas na Avenida Capitão Mor Gouveia, que corta toda a Zona Oeste.

As mudanças se estendem ainda pelo viaduto da Urbana, equipamento o qual será ampliado e reformado, e pela via de acesso à ponte de Igapó, a Avenida Felizardo Moura, em cujo entorno está localizado área de manguezal, o que motivou demora no licenciamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente lamentável o que vem acontecendo em Natal, enquanto as outras cidades sede os governantes somam forças (nas três esferas, municipal, estadual e federal) para tocarem os projetos que as levaram a condição honrosa de sediar uma Copa do mundo, onde teram de seus valores, sua cultura, sua gente, sua cidade, suas belezas e tudo mais exaustivamente divulgado mundo afora, capitalizado tudo isto em oportunidades, negócios, emprego, renda, e conseqüentemente em qualidade de vida.
Me vem o seguinte questionamento, foi para isto que os senhores e senhoras foram eleitas?
O vexame que estão passando para o mundo inteiro não tem precedente em toda história; ou será que isto mesmo que querem deixar como legando para nossa querida cidade. Vossas incapacidades aliadas a vossas falácias!
Natal não merece isto.
O povo norteriogrande muito menos.
Só para cita com exemplo da união de forças que dá certo: o Rio de Janeiro esta recebendo bilhões de reais para realizar suas obras: maracanã 1 bilhão, metro linha 4 - 1 bilhão, transcarioca 800 milhões, transoeste 900 milhões, transolimpica 700 milhões, aquisição de 30 trem novo, renovação de toda a frota do metrô, novos atracadouro de transatlânticos 150 milhões, construção do bairro carioca 400 milhões (os atingido pelas desapropriações) revitalização da zona portuária 7 bilhões, implantação do veiculos leve sobre trilhos 750 milhões e tantas outras ações: implantação das UPAs, UPPs, BRSs, BRTs, medico da família, etc e obras: PAC, operação asfalto liso, varias intervenções nas comunidades (favelas), tais como: abertura de aruamento, água, esgoto, energia elétrica, escola, lazer, certificação de propriedade, em fim que ocorre paralelamente ao encargos da copa e ou das olimpiadas, sem contar com os investimento pesados que iniciativa privada esta injetando na economia, algo na ordem de 250 bilhões nos próximo 5 anos, imenso legado para o povo carioca.
Mais, porém, todavia, no passado o Rio passou pelo mesmo purgatório que Natal esta passando, ou seja, com toda sorte de desavença entre as esferas governamentais que culminou com a fama que a cidade da Guanabara tem, entretanto, foi necessário as urnas falarem, impor as mudanças imediatas e necessárias.
Hoje o prefeito e o governador carioca capitalizam algo em torno 85% de aprovação popular.
O Rio de Janeiro esta aprendendo cada vez mais que quem dividi não soma, por isto mesmo, seja alijado do campo político esta gente falaciosa.
O que mais posso mensurar?
O fato é que estamos em via de perdemos uma oportunidade extraordinária de temos uma cidade a altura dos anseios de nosso povo, tudo isto por conta das tocais políticas em que caímos.
Isto é uma lição dolorosa, infelizmente.